Espanha durante a Segunda Guerra Mundial

Espanha Franquista

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Estado espanhol sob Francisco Franco defendeu a neutralidade como sua política oficial de guerra. Essa neutralidade vacilou às vezes e a "neutralidade estrita" deu lugar à "não beligerância" após a queda da França em junho de 1940. Franco escreveu a Adolf Hitler oferecendo-se para ingressar na guerra em 19 de junho de 1940 em troca de ajuda na construção do império colonial espanhol.[1] Mais tarde, no mesmo ano, Franco se reuniu com Hitler em Hendaye para discutir a possível ascensão da Espanha aos Poderes do Eixo. A reunião não levou a lugar nenhum, mas Franco ajudou o Eixo - cujos membros a Itália e a Alemanha o apoiaram durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) - de várias maneiras.

Apesar da simpatia ideológica, Franco chegou a colocar exércitos de campanha nos Pirenéus para impedir a ocupação do Eixo na Península Ibérica. A política espanhola frustrou as propostas do Eixo que teriam encorajado Franco a tomar o Gibraltar controlado pelos britânicos.[2] Muito do motivo da relutância dos espanhóis em aderir à guerra foi devido à dependência da Espanha das importações dos Estados Unidos. A Espanha ainda estava se recuperando da guerra civil e Franco sabia que suas forças armadas não seriam capazes de defender as Ilhas Canárias e o Marrocos espanhol de um ataque britânico.[3]

Em 1941, Franco aprovou o recrutamento de voluntários para a Alemanha com a garantia de que eles lutariam apenas contra a União Soviética e não contra os Aliados ocidentais. Isso resultou na formação da Divisão Azul, que lutou como parte do exército alemão na Frente Oriental entre 1941 e 1944.

A política espanhola voltou à "neutralidade estrita" quando a maré da guerra começou a se voltar contra o Eixo. A pressão americana em 1944 para que a Espanha parasse as exportações de tungstênio para a Alemanha e retirasse a Divisão Azul levou a um embargo do petróleo que forçou Franco a ceder. Após a guerra, a Espanha não foi autorizada a ingressar nas Nações Unidas recentemente criadas por causa do apoio ao Eixo durante a guerra, e a Espanha foi isolada por muitos outros países até meados da década de 1950.

  1. Weinberg, Gerhard A World In Arms, Cambridge: Cambridge University Press, 2005 page 177.
  2. The History Channel. "November 19, 1940: Hitler urges Spain to grab Gibraltar." http://www.history.com/this-day-in-history/hitler-urges-spain-to-grab-gibraltar
  3. Sager, Murray (July 2009). "Franco, Hitler & the play for Gibraltar: how the Spanish held firm on the Rock". Esprit de Corps. Archived from the original on 2012-07-08.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search